Data

A paz do Senhor Jesus Cristo. Hoje é

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Sua vinha, sua herança.

"Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o SENHOR de que eu te dê a herança de meus pais."
1 Reis 21 v.3 

Mais uma vez vou analisar com um olhar especial esta passagem importante demais para nossa vida espiritual. Nabote tinha uma vinha, esta vinha ficava junto ao palácio do rei Acabe. E Acabe achou por puro hedonismo possuir a vinha de Nabote e mais ainda queria o rei ter a vinha de Nabote para transformar em horta. Para satisfazer seu desejo ofereceu a Nabote uma outra vinha melhor ou o valor em dinheiro. Bom vou analisar por partes aplicando a verdade prática do texto. 



A vinha de Nabote representa nossa vida espiritual, nossa herança é a promessa de Deus para nossas vidas. Nabote negou-se a dar a herança de seus pais, sua herança vem de Deus, sua herança é a vida eterna, sua herança é o reino que está preparado para você (Mateus 25 v.34). Nossa vida espiritual é fruto de nosso relacionamento com Deus, é lindo sabermos que somos salvos e que temos garantida a nossa salvação, mas a salvação se garante dia após dia, salvação é um processo continuo de crescimento espiritual, a salvação é dinâmica (está em movimento) não é estática. Não é simplesmente aceitar Jesus Cristo como único e suficiente salvador da sua vida e ser batizado nas águas e também, para alguns, ser batizado com o ou pelo Espírito Santo de Deus. Afinal aquele que começou a boa obra vai aperfeiçoar até o fim (Filipenses 1 v.6), isso significa que a obra continua. Sua vinha sendo sua herança cabe a você cuidar dela, zelar por ela, tratar ela contra pragas e ervas daninhas. A primeira proposta de Acabe foi de obter a vinha de Nabote e transforma-la em horta, ou seja, mudar o propósito do terreno e o terreno que esta sua vinha é o seu coração. O primeiro ato do inimigo é mudar seu coração, mudar o terreno onde está sua vinha. De tal modo que você perca sua herança, perca seu propósito, perca seu alvo, perca a sua salvação. A segunda proposta do rei Acabe foi dar outra vinha melhor que aquela. Lembro que ao falar de vinha estamos falando de nossa vida espiritual, existe algum outro Deus? tem o inimigo como nos oferecer salvação eterna? Vale apena trocar seu relacionamento com Deus (relação entre Pai e filho) por um relacionamento que tem somente o propósito de te roubar, destruir e matar (João 10 v.10). Entenda que nada pode substituir sua relação com Deus, sua intimidade com o Pai, sua alegria de estar em sua presença, a felicidade de entregar sua vida, sua família nas mãos dele e vê-lo fazer maravilhas. 
Mas, ainda não satisfeito Nabote oferece dinheiro, o vil metal. Hoje em dia com o crescimento da teologia da prosperidade é muito fácil para o inimigo atingir os incautos com a soberba dos olhos. Quando usa as seguintes proposições: Se você sair da igreja sua vida vai melhorar; Deixa a obra do Senhor que você certamente não será perseguido e prosperarás em suas finanças. Tais frases funcionam pois os Teólogos da Prosperidade dizem que você tem que ter casa própria, carro na garagem, conta bancária recheada e muitos outros luxos. Então se você não os tem, sabe Deus porque, o inimigo oferece muitos bens materiais, oferece um preço pela sua vinha, um preço pelo seu relacionamento com Deus, um preço para transformar sua salvação, que é tomada a força, em tormento eterno. 
Não é por menos que o Senhor Jesus Cristo deixou registrado para sermos fiéis até a morte e dar-te-ei a coroa da vida (Apocalipse 2 v.10). Que o amor de Deus que excede todo o nosso entendimento seja derramado sobre a sua vida e de sua família e nome de Jesus Cristo. Amém!
Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o SENHOR de que eu te dê a herança de meus pais.
1 Reis 21:3
Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o SENHOR de que eu te dê a herança de meus pais.
1 Reis 21:3Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o SENHOR de que eu te dê a herança de meus pais.

Um comentário:

  1. Quão graciosa é esta visão deste texto Bíblico. Glórias a Deus por seu blog, que Deus nosso amado Pai o abençõe cada dia mais em sua vida, seu ministério, e que consigas mais e mais corações convertidos a Cristo através de seu blog, sua igreja, e que seu ministério cresça na graça e glória de Cristo. A paz de nosso salvador Jesus Cristo.

    ResponderExcluir