Data

A paz do Senhor Jesus Cristo. Hoje é

sexta-feira, 16 de março de 2012

Tapando o sol com a peneira

"Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará" Gálatas 6 v.7
 Tapar o sol com a peneira significa um esforço mal sucedido para ocultar uma asneira ou negar uma evidência. Sabendo que peneira é um instrumento circular de madeira com o fundo em trama de metal, seda ou crina, por onde passa a farinha ou outra substância moída por exemplo. Qualquer tentativa de tapar o sol com a peneira é inglória, uma vez que o obecto é permeável à luz. Mas quantos hoje em dia em nossas igrejas estão tapando o sol com a peneira? Muitos, eu diria que até mesmo mais de que possámos imaginar ou até mesmo acreditar. Escarnecer tem o significado de zombar, ridicularizar, fazer pouco caso, entenda que digo ridicularizar, zombar e fazer pouco caso de Deus no texto acima. A Bíblia conta que Eliseu quando seguia no caminho de volta a Betel foi zombado por uns meninos que lhe chamavam de calvo (2 Reis 2 v.23) e ele os amaldiçoou no nome do Senhor e duas ursas saíram do bosque despedaçaram 42 meninos (2 Reis 2 v.24). Elias também usou a zombaria para provocar os profetas de Baal (1 Reis 18 v.27). Mas, estes dois episódios narram atitudes diferentes em momentos diferentes de homem para homem, ou seja, não estava Elias zombando de Deus, nem Eliseu. O que acontece hoje em dia é que muitos zombam de Deus e se imaginam imunes a sua poderosa mão, assim como aqueles meninos que zombaram de eliseu, Deus é amor, sim é amor, porém é também um fogo consumidor (Hebreus 12 v.29) e que nós podemos até nos mostrar santificados, idôneos, retos e sinceros aos homens ao nosso redor, contudo Deus nos conheçe profundamente (Salmos 139 v.23), conhece o  caminho que mostramos ser "reto" sondando nossos corações (Provérbios 21 v.2)  e sabe se somos apenas sepulcros caiados (Mateus 23 v.27). O tempo passa e muitos continuam da mesma maneira, não mudam e fico pasmado quando percebo que não querem mudar e é real o ditado que diz: "o pior cego é aquele que não quer ver". Não adianta tentar, é impossível, tapar o sol com a peneira. Agindo de uma forma aparentemente honrosa diante dos homens e horrenda aos olhos do Senhor. Negam a evidência de que não servem a Deus e se escondem atrás de cargos e posições eclesiásticas e agem somente por conveniência na igreja. "Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo."(Hebreus 10 v.31 )  e muitos não estão nem ligando, Deus é bom demais para estender sua mão contra mim,  nas aulas de evangelismo ensino sobre pessoas que "criaram" um deus sob medida para eles e o usam como desculpa para dizerem que não precisam do deus verdadeiro e muitos destes que tapam o sol com a peneira também "criaram" o seu. Fazem pouco caso de Deus e de sua palavra e se imaginam como "perfeitos" aos olhos do Pai. Não sabem ou sabem e não querem deixar transparecer que seu esforço de enganar a Deus é vão e pode até surtir efeitos enganosos nos homens, porém honram a Deus apenas como os lábios e o coração está muito longe de Deus e de seus preceitos (Jeremias 29 v.13). Ainda há tempo de jogar fora esta peneira e viver debaixo do sol da justiça (Malaquias 4 v.2). Que o amor de Deus que excede todo o nosso entendimento seja derramado sobre a sua vida e sua família em nome de Jesus Cristo. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário